quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Ermida Precisa de Reforço Policial?

Bom pessoal, essa semana recebemos um comentário em um de nossos posts onde o "Anônimo" pedia para que fosse levantado este assunto no Portal ErmidaMG.


O Portal é nosso! Então, se alguém solicitou, vamos comentar a respeito. É assim que fazemos esse portal crescer, através de sua opinião, pois somente com a expressão das vontades do povo é que o representante no Legislativo irá tomar providências.


Vamos ao assunto:


Ermida precisa de reforço policial?


Há muito tempo atrás... numa pequena comunidade em Divinópolis havia uma delegacia onde os meliantes eram encarcerados. Havia algumas pequenas celas onde de forma provisória os detentos aguardavam as providências cabíveis.


Naquele tempo era alto o índice de violência nos finais de semana naquela pequena comunidade. As condições não eram tão favoráveis aos policiais locais, mas eles trabalhavam com fibra, com determinação. Eram direto e objetivos, não rodeavam, e se preciso fosse, agiam com o poder que lhes fora a muito tempo constituído: a força física.


Os finais de semana eram marcados pelas noitadas na "Praça da Igreja", local onde as gangues se reuniam. Eram assim chamadas: "Gangue das Casinhas", "Gangue do Belo Vale", "Gangue do Niterói" e por último "Gangue do Pedregal".


Adolescentes, jovens, marmanjos, munidos de facas, paus, pedras e outras "ferramentas". Arquitetavam emboscadas, promoviam a desordem, causavam o terror. Alguns deles hoje já se foram, a própria forma de vida os levou a perdê-la. A única solução estava nas mãos dos poucos policiais.


Naquele tempo, dois nomes se destacaram na polícia regional eram eles conhecidos e ainda são (hoje já não atuam de forma ativa, já cumpriram seu tempo e honraram seus papéis) por "Rômo" e "Carlão". Por serem da própria comunidade, conheciam quase todo mundo, e bem sabiam como agir diante de determinadas situações, a galera respeitava. Outros nomes que também marcaram a PM em Ermida: Adair (não atua mais em Ermida) e Walter - este último ainda atua com seriedade em nossa Ermida, e tem prestígio dos moradores.


O tempo passou, as "gangues" acabaram, alguns policias aposentaram, outros foram transferidos, e hoje Ermida tem uma nova "delegacia", uma nova viatura, novos policiais. Mas assim como a PM modificou sua forma de atuar, os meliantes também.


Hoje, o que mais incomoda a população não são as brigas de gangues, os motins dos fins de semana, a quebradeira nos bares altas horas da madrugada, até que nesse ponto podemos considerar que estamos tranquilos.


Mas e quanto ao tráfico de drogas em diversos pontos de Ermida? E quanto aos numerosos casos de roubo e assalto, roubo de casas, lojas, veículos, motos? As lojas já estão providenciando sua segurança "extra", agora a moda é roubar com o carro dando marcha ré.


E quando a polícia é acionada, como agem? Bom, pelo que ouvimos da maioria dos que necessitam do socorro policial é que a ação policial têm sido muito lenta, e na maioria das vezes quem realmente comparece ao local é a PM de Divinópolis. 


Sim... sabemos que tudo isso não depende exclusivamente dos policiais locais, eles são subordinados a autoridades superiores, e obedecem ordens de cima, e na maioria das vezes precisam cumprir o procedimento para segurança do PM.


Mas deixemos essa reflexão referente ao passado desta pequena comunidade que hoje é um dos locais mais cobiçados, onde os imóveis aumentam seus valores a cada dia.. Onde o progresso chegou.


Ermida Precisa de Reforço Policia?
Se puderes ajudar, vote na enquete do lado direito deste post.




Que Deus abençoe cada policial que prestou serviço a esta comunidade, a este distrito, a esta que para nós é a nossa CIDADE, Ermida! Que nossos policiais atuais continuem trilhando o caminho pela segurança social, e que Deus os proteja enquanto  forem agentes de paz. Um forte abraço a todos!

ErmidaMG

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...