terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Ermida Possui um Espaço para Velórios?



Quase todo mundo se prepara para as festas, os grandes eventos, os torneios, as competições. A Prefeitura investe na restauração de praças (haja vista o investimento feito na Pça. de Ermida, um investimento oco, sem utilidade), na restauração e construção de pontes, na construção de sua sede própria.

Recentemente os vereadores e o Prefeito tiveram seu salários reajustados, e estão todos felizes. Mas e o povo? Ermida é um povoado de pessoas simples, trabalhadoras, um povo que ainda zela pelos princípios éticos e morais (ainda que seja tarefa árdua). O povo de Ermida sempre apoio os vereadores da terra. Foi assim com o Paduano na manutenção dos mais de 40 anos de vida pública. Elegeu recentemente o Beto Machado, e desta vez, conseguiu eleger o Kaboja e o Marquinho Clementino.

E nos últimos dias o povo de Ermida tem sofrido com muitas percas, mas não com as percas materiais, de bens, ou de valores monetários (quem dera fosse isso). O povo de Ermida tem convivido com a dor da perca de pessoas. Homens e mulheres, senhores e senhoras, e recentemente a perca do jovem Lucas. Tudo isso acontece sem a culpa das autoridades, faz parte da vida, mas a pergunta que fora feita no título da postagem é. "Ermida possui um Espaço para Velórios?"

Ontem estive no "Salãozinho" da Conferência. Uma grande multidão chocada pela morte de um jovem em Ermida. A probabilidade de uma pancada de chuva. Os familiares e amigos precisando de conforto e consolo. E um espaço físico já pequeno para comportar os presentes. 

Já houve um tempo em que o Salãozinho era suficiente para acomodar as poucas pessoas de Ermida e região. Hoje não, o povo aumentou, os bairros cresceram, e consequentemente o número de mortos aumentam. Mas a estrutura de Ermida no que tange esse assunto tão delicado não condiz com a necessidade.

Se não fora o trabalho oferecido pela Igreja Católica de Ermida e pelas Igrejas Evangélicas de Ermida muitos velórios teriam sido bem mais dolorosos e constrangedores. Não é obrigação das instituições religiosas manter espaços públicos para momentos como esse. As igrejas se oferecem pelo amor e pela compaixão que sentem pelo povo. 

Os moradores tem reclamado a respeito desse assunto, e a necessidade é urgente. Que Ermida receba um espaço melhor para acomodação das pessoas nos momentos mais tristes de suas vidas. Um espaço que valha a pena. Um local que abrigue o povo de acordo com as necessidades, que tenha sanitários limpos, água potável, bancos, cadeiras, que acomode o povo fraco pela dor da morte.

Aos senhores vereadores e ao senhor Prefeito de Divinópolis: Talvez a realidade de vocês não seja a mesma do povo simples, e talvez por isso seus corações não se inclinem às necessidades básicas do povo. Mas nós temos a esperança de que vocês ainda possuem ao menos um pouco de amor em seus corações, e se o zelo  pela manutenção de seus cargos não lhes abrirem portas para cuidar do povo, tenham plena convicção de que acima de vocês Reina um Governador Justo, e Ele usará de justiça se preciso for, mas o nosso desejo é que antes que isso aconteça, vocês mesmos exerçam a função pela qual fostes eleitos.

Por Dieison Henrique
Portal ErmidaMG.Com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...