Com intuito de oferecer arte à comunidade de Ermida, criou-se a Escola de Dança Clara Valverde, projeto voluntário, no ano de 2004. A intenção maior do trabalho é ensinar técnicas de expressão corporal, assim como socializar os moradores através da atividade em grupo. Para mostrar o que é realizado nasa aulas, faz-se apresentações para as famílias e amigos dos participantes periodicamente.
A partir de abril de 2004 iniciaram-se as atividades da escola, em seu primeiro local de funcionamento, o Centro Comunitário de Ermida (Sede), no qual ensinava-se, aos sábados pela manhã, jazz, ballet clássico e dança moderna. No mesmo ano, houve uma apresentação de dia das mães com os alunos participantes e o 1º festival de fim de ano, intitulado “COR” e restrito às famílias dos participantes.
Não houve atividades na escola no ano de 2005, pelo fato de a professora, Clara, ter se mudado para Barroso-MG e permanecido naquela cidade durante todo o ano.
Em 2006, as aulas foram retomadas e, no fim do ano, ocorreu a 2ª apresentação: “Rythmus”, realizada no Poliesportivo de Ermida.
No ano de 2007 o projeto funcionou até metade do ano e a partir de 2008 tomou maiores proporções mudando para a academia By Form Fitness e, dessa forma, sendo mais conhecido. Em janeiro de 2009 realizou-se o 3º festival, “Junto & Misturado”, que ,ainda realizado em local fechado, reuniu cerca de 350 pessoas.
O projeto continuou a todo vapor e em março de 2010 mudou mais uma vez de local. Desde então, as aulas acontecem na varanda da casa de Clara, que adaptou o espaço para “sala de ballet” fixando espelho e barra nas paredes para melhor realização de exercícios. Em agosto do mesmo ano aconteceu, então, o 4º festival da escola, “Impacto”, realizado na Praça Matriz de Ermida e tendo aproximadamente 600 espectadores.
As aulas de jazz e ballet clássico continuam e renderam bons frutos em 2011, visto que a escola participou de um concurso de dança de Divinópolis, o UNIDANCE, e foi premiada em 3 categorias: 1º lugar com o Jazz juvenil “Espantalho”, coreografia de Eder Nunes; 2º lugar em solo contemporâneo feminino avançado, com a coreografia “Traduzir-se” (solista Clara Valverde), coreografada por Ruan Lopes; e 2º melhor coreografia geral, “Espantalho”.
Animados com o sucesso, todos os bailarinos estão ensaiando para o próximo espetáculo, que acontecerá na próxima semana, sábado , 17 de setembro, às 20:30 horas na Praça Matriz de Ermida.
Nomeado “Sarau” – um encontro da dança com a poesia; o espetáculo, que é baseado em poemas, promete emocionar e agitar a plateia com suas faces poéticas de força, romantismo e, acima de tudo, muita alegria! - (Texto Transcrito por Clara Valverde)
-------------------------------------------------
No ano passado eu estive no Festival de Dança Clara Valverde - IMPACTO, foi realmente espetacular. Nos momentos em que estive apreciando as danças ao compasso dos toques eletrônicos fiz uma pergunta comigo mesmo: "Quantas horas de ensaio, quantas vezes foi necessário parar e começar tudo novamente. Que estrutura fantástica. Iluminação excelente. Grupo de dança nota 10."
Veja este vídeo com um trecho do Festival do ano passado.
Às vezes não reconhecemos valores que nos rodeiam, geralmente preferimos valorizar valores remotos, distantes, sempre olhamos para a educação do "europeu", pelo timbre da voz do "italiano", pela inteligência do "japonês" e esquecemos que Ermida tem muito a nos oferecer.
Parabéns à iniciativa e ao trabalho árduo mas gratificante realizado em prol principalmente da população de Ermida, que sempre tem o privilégio de assistir as apresentações da Escola de Dança Clara Valverde.
Sábado, dia 17 de setembro, às 20:30, na praça da Matriz em Ermida.
O 5º Festival da Escola de Dança Clara Valverde
SARAU
Um encontro da dança com a poesia.