Alguns anos atrás existia somente uma escola em Ermida, a Escola Estadual. O grande número de crianças que aumentava a cada ano em Ermida era motivo de melhorias. O antigo “prézinho” – hoje é o posto de saúde – já era pequeno para tantos alunos. Ermida crescia com a chegada de novos moradores de outras cidades.
Foi então que no meio do pasto, na estrada que liga Ermida à comunidade de Cachoeirinha é que a construíram a Escola Municipal Professora Veneza Guimarães de Oliveira.
“O nome que temos nesta escola que é Dona Veneza Guimarães de Oliveira, uma homenagem que fazemos a esta pessoa que foi um baluarte da zona rural. Dona Veneza foi aquela pessoa que estava sempre presente na vida de Divinópolis e principalmente da zona rural, tenho um orgulho muito grande de termos na escola o nome desta grande mulher que trabalhou muito”. Vereador Antônio Paduano - 2011


Não poderia de citar o nome de uma das mulheres mais ativa de Ermida. Ela sempre lutou pelo desenvolvimento de Ermida, e principalmente no que diz respeito a educação. Pra ser sincero, eu não sei realmente seu nome de identidade, mas sei muito bem seu nome de cidadã, professora, exemplo de perseverança e esperança.
Acho que nunca vi ninguém falar tanto daquela escola como ela falava. Antes de mudarmos da Escola Estadual para Municipal ela sempre levava noticias na sala de aula. Sempre tinha uma novidade, e isso sem falar das idéias de pedagoganata.
É bem verdade que você já sabe de quem falo. Sim, da ZICA.
Sempre que vejo as Escola Veneza e vejo o quanto ela cresceu, lembro da Zica e daquele sorriso de professora. Poderia contar mais casos e casos para demonstrar as jóias que temos em Ermida. Além contarmos com um lugar desejado por muitos, tranqüilo, sossegado, desenvolvido e muito quando nos colocamos ao lado de dezenas de bairros de Divinópolis, ainda temos tais pessoas valiosas.
Neste post de abertura sobre o assunto Escola Veneza quero parabenizar a eterna professora e diretora.
Simplesmente Zica.
“Na simplicidade aprendemos que reconhecer um erro não nos diminui, mas nos
engrandece, e que as pessoas não existem para nos admirar, mas para compartilhar conosco a beleza da existência."
engrandece, e que as pessoas não existem para nos admirar, mas para compartilhar conosco a beleza da existência."
Roberto Shinyashiki
Zica, Luiz,Katia, Kepper, Kynara e Kleyton.
Talvez nenhum de vocês imaginavam por este texto, mas são em momentos assim que reconhecemos a despeito de todas as dificuldades e problemas que enfrentamos em nossa história, ainda assim, quando realmente somos o que somos descobrimos o que sempre buscamos: nossas vidas valem a pena.
Dieison Henrique
Porta ErmidaMG