terça-feira, 28 de novembro de 2017

Apenas 11 moradores de Ermida e um cachorro comparecem em Audiência sobre IPTU

Foto: Divinews
A comunidade de Ermida foi a primeira região de Divinópolis a receber a audiência pública do IPTU promovida pela Câmara Municipal. Os encontros do Legislativo são uma forma de ouvir as sugestões e reclamações da população sobre o projeto de revisão da planta do Imposto Predial Territorial Urbano. Porém os moradores não compareceram para participar da discussão. Apenas 11 pessoas foram até o Ginásio de Ermida, local da audiência.
No encontro desta segunda-feira, 27 além dos vereadores a audiência teve também a participação do prefeito Galileu Machado. O projeto já está em tramitação na Câmara. Segundo o vereador Marcos Vinícius (PROS) existe um acordo entre os parlamentares para que a proposta não seja votada como está.
O Legislativo criou um colégio de líderes que vai apresentar emendas ao projeto. Os vereadores pretendem unir as sugestões da população a dos parlamentares para apresentar emendas ao texto original, reduzindo o valor das alíquotas propostas pela Prefeitura. Os anseios da população recolhidos em todas as audiências também serão encaminhados para o executivo.
Na sequência serão realizadas mais 4 audiências. Uma no dia 4 de dezembro no bairro São José, outra no dia 6 de dezembro no bairro Interlagos, a quarta audiência no dia 11 de dezembro no Danilo Passos, e o último encontro no dia 13 de dezembro na área central de Divinópolis.
O Presidente da Comissão de Administração, vereador Edson Sousa, que conduziu os trabalhos e convocou as audiências chegou a atribuir o baixo comparecimento a falhas na divulgação. Porém a reunião foi comunicada através de todos os veículos da cidade e também na internet através das redes sociais. Compareceram apenas 11 moradores de Ermida, demais presentes eram servidores da Câmara ou da Prefeitura de Divinópolis.
A forte chuva que caiu na noite de segunda-feira pode ter desanimado o público, mas muitos entendem que a opinião da população já está definida e é contrário ao projeto não havendo portanto interesse em discutir o tema.  O comportamento do cidadão nas redes demonstra que os mesmos aguardam apenas a votação e estariam monitorando vereadores que se posicionam contrário ao interesse popular.
Para a próxima audiência, segunda-feira no bairro São José. Edson Sousa promete colocar carros de som e anunciar após as celebrações religiosas.  Causou estranhamento também, a ausência de representantes dos grupos de mobilização política que atuam no whatasapp.  Eles estariam pressionando contra o projeto, mas não estariam participando das audiências onde poderiam por exemplo, levar seus questionamentos ao Executivo Municipal.

Fonte: SistemaMPA
Fotos que ilustram a matéria: Geraldo Passos (Divinews)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...