Curiosidades

Você sabia que Ermida é divida em várias partes e ainda assim continua sendo um só lugar? Por exemplo, Ermida divide-se em: Centro, Areão, Rua do Óleo, Florermida, Ponte Leão, Praça do Rosário. Isso sem contar com Casinhas Populares (Bairro Vista Alegre), Pedregal (Bairro Santa Cruz) e Primavera.

Você sabia que existe um lugar em Ermida que os mais antigos chamam de "Beco do Consêio" (Beco do Conselho)? Agora, o porque desse nome ainda não se sabe.

Você sabia que existe um outro local em Ermida chamado "Passagem", e que ele fica bem próximo de um local bem escuro, e existia uma ponte que dava acesso a siderúrgica e logo abaixo havia uma "passagem" onde os carros de boi, os cavaleiros e até pedestres andavam por ela, e os mais antigos denominarem esse local sendo chamado de passagem?

Você sabia que existem algumas pontes em Ermida com nomes diferentes como por exemplo: "Ponte Leão", "Ponte do Paulo", "Pinguela da rua do óleo".

Você sabia que em tempos antigos havia uma rua em Ermida chamada de forma bem chula de "Rua da bosta"? Dizem que os moradores que rodeavam aquela rua faziam suas necessidades na rua, dando assim nome de "rua da bosta".

Você sabia que nas primeiras festas de Santo Antônio nossos pais participavam descalços, e era realizada perto do Depósito Barreto e que o principal alimento das barracas era o famoso "pão moiado" (Pão com molho)?

Você sabia que em tempos passados Ermida tinha até um Delegado?

Você sabia que a primeira casa de laje de Ermida ainda existe até nos dias de hoje? Ela fica quase de frente ao Restaurante do Mandrak.

Você sabia que o cemitério de Ermida foi construído nos tempos dos escravos e que hoje é considerado parte do patrimônio histórico do município de Divinópolis?

Você sabia em Ermida havia um matadouro de gado que ficava no bairro Pedregal e era conhecido como "matadouro do Divino Leite"?

Você sabia que a primeira sorveteria de Ermida se chamava Sorveteria do Paulo Belarmino Gomes e vendia picolés feitos na salmoura?

Você que em 1920 havia um curral chamado "Curral das Embarcações das Maria Fumaças", ele era no mesmo local onde é fica a siderúrgica, neste local os bois chegavam pelos vagões de trem um dos embarcadores era conhecido pelo nome de "Caxeta"


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...